Cadastre o seu e-mail para obter informações sempre atualizadas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os pecados de Fernando

Fernandão terá uma semana para trabalhar e, recuperar o prestígio com a torcida colorada.
Que Fernandão é um dos grandes ídolos colorados, todos já sabem, mas imaginar que por ser uma referência do clube, iria lhe blindar de qualquer crítica, ou desconfiança, isso não passa de uma grande ilusão.
Penso que Fernandão tem todas as ferramentas de um bom técnico de futebol, é inteligente, tem conhecimento sobre futebol, além de ser um bom gerente de grupo. Acho também, que a hora e o local, são impróprios para que o ex-capitão colorado, exercite suas potencialidades da nova profissão.
Num clube menor, que não houvesse tanta pressão, ou urgência de bons resultados, ele poderia praticar suas idéias de futebol, experimentar e, achar uma melhor solução e esquematização de jogo. No entanto, o Inter não é assim!
Os títulos dos últimos anos, tornaram o torcedor colorado muito exigente, e com toda razão, uma vez que esse ostenta um sobrenome, Campeão de Tudo.
Os equívocos de Fernandão, começaram a ser explanados um à um nesse post:
1- Deixar Maurides, o único centroavante de ofício no Beira-Rio fora do banco de reservas, deixando Jajá no time, que jamais foi, é ou será homem de referência. 
2- Achou um esquema emergencial (3 volantes), que deu certo, pelo menos nos 2 ou 3 primeiros jogos, depois, não teve a capacidade de achar outro esquema melhor, que pudesse mudar jogos, como o do Náutico, por exemplo.
3- Recebeu jogadores na última rodada contra a Portuguesa, um dos piores times do campeonato, e não soube usar a qualidade que dispunha corretamente.
4- Ao meu juízo, Forlán tem muitas qualidades para ser um dos articuladores do Inter, Fernandão até viu isso, porém, colocar o uruguaio como único articulador, tendo três volantes a suas costas, que não articulam nada, foi pedir para queimar o melhor jogador da Copa de 2010. Numa partida em que o Inter tinha a obrigação de vencer, por que não colocar Fred, para ajudar o uruguaio? Elton, nesse jogo, era "perfumaria", tanto que foi substituído. Fred daria mais velocidade ao Inter, além de compartilhar a responsabilidade de criar, dividiria a atenção dos marcadores adversário. No jogo, foi fácil neutralizar o Internacional, "marca o único articulador", morre a criação.
5- Jogar com dois jogadores fixos na área, quase nunca dá certo, isso é um caso tão raro, que no momento, não me vem nenhum a cabeça! Se é tão raro, por que arriscar?
6- Todos sabem que Fernandão é contemporâneo de muitos jogadores que estão no plantel colorado. O vestiário colorado é muito difícil de se controlar, algo que não se pode misturar amizade com trabalho, ainda mais quando há uma diferença hierárquica como está estabelecida no Beira-Rio. Portanto fica um tanto desconcertante para quem olha, notar que Fernandão é capaz de mudar para um esquema que nunca foi jogado (3-5-2 partida contra a Portuguesa), para não retirar nenhum de seus (amigos). Resultado? O Inter foi dominado por um time que nada tem a fazer no campeonato brasileiro.
Sei que a preocupação colorada tem nome, e se chama Gre-Nal. Do outro lado, tem um técnico experiente que provavelmente irá impor grandes dificuldades ao novato Fernandão.
Será a grande chance do técnico colorado agir de forma inteligente e ganhar o respeito da massa colorada.

Um comentário:

  1. Vai estar com time completo, mas como a própria diretoria do Inter diz, o Grêmio é favorito. Isso é desculpa para uma derrota, isso sim.
    E Fernandão, vai se formar em Educação Física, vai ?


    Passa lá...
    SANGUE AZUL COMPLETA 2 ANOS

    ResponderExcluir